sexta-feira, 30 de maio de 2014

Variando e estudando estilos - Dr. Manhattan

Pra superar uma dificuldade, e variar, comecei a usar canetas técnicas de nanquim. Daquelas descartaveis que você encontra em qualquer papelaria.
Comprei as pontas 0.2 e 0.8 para traçar rápido o cenário. Decidi fazer isso depois que tentei sem sucesso usar "régua + pincel" e/ou "régua + bico de pena". A régua combinada com esses dois últimos exige muito treino e destreza ABSOLUTA. Desisti.
Acabei comprando essas canetas técnicas mesmo, e me safando...

Como balões ainda são problemas pra mim, resolvi compra régua francesa. Porém também me dei conta que não sei utilizar nem metade de suas funcionabilidades... mais uma coisa pra estudar.
foi exatamente esse o kit que comprei

Fiz o Dr. Manhattan abaixo utilizando todos essas ferramentas citadas para o cenário. Só o Azulão que fiz com pincel mesmo (perfil e hachuras com pincel nº2).

(Sim, eu bati foto! Não tenho um scaner!)

EXCELSIOR!!


quarta-feira, 28 de maio de 2014

Swamp Ink!

Estudando o traço de Dave Gibbons, ficou assim:

Utilizei só um Pincel nº2 da Tigre (pelos Kolinsky) e Nanquim Indiano.

sim, eu tenho 1 litro de nanquim.

É impressionante como vc começa a perceber o quanto esses caras estudaram em cima do Burne Hogarth (notei isso enquanto desenhava os calcanhares). E como o padrão de pincelada dele é bem repetitivo.


EXCELSIOR!!

terça-feira, 20 de maio de 2014

Nova tirinha! O processo de "In my teacher life"

Após perceber que minhas histórias do cotidiano (postadas no facebook) pareciam cativar as pessoas através do seu Humor Agridoce, resolvi montar uma nova série em Quadrinhos com elas.

Vim pensando durante algumas semanas nisso, e finalmente comecei a esboçar uma história básica que se passa basicamente no minha Vida Docente (sim, sou professor - de artes!).

Abaixo vocês podem ver a direita (bem pequeno ali abaixo dos rabiscos) o meu Thumbnail inicial para a página. Fiz isso depois de ter escrito as falas. De inicio, eram 4 quadrinhos e 3 mudanças de enquadramento.


Decidi que fazer com Bico de Pena seria a melhor escolha (ledo engano). Apesar de não treinar com bico de pena há uns meses, me surpreendi que ainda conseguia traçar (não com a precisão que tinha, mas ainda assim foi surpreendente). Assim, fiz os primeiros desenhos (desenhei todas as expressões em folhas separadas. Eu planejava fazer o cenário todo no computador).
Vejam a imagem abaixo pra entenderem o que eu estou falando:


Daí antes de bater foto de cada desenho individualmente (sim BATER FOTO - ainda não tenho um scanner), comecei a planejar o volume (sombra) do desenho. Fiz tudo com hachuras, pensando em Dois Pontos de Luzes Laterais Superior.


Apaguei o lápis, e por último joguei um BLACK no desenho das mãos para balancear a página. Usei para esse processo aquela famosa Brush Pen que tanto menciono por aqui. O único problema dela é que a tinta é bem aguada, e quando bato foto parece que pintei com um azul bem escuro - já fiz com scanner e dá no mesmo, antes que insinuem.)


Após bater as fotos e fazer as devidas correções de contraste e briho no photoshop, fiz o esboço do cenário como eu imaginava no primeiro Thumbnail. Ficou assim:


Quando comecei a montar tudo, mesmo que só no esboço do cenário, detestei. Do inicio ao fim.
As mãos não ficaram em perspectiva, o ritmo da narrativa estava lento, não sobrou espaço para os balões, o meu alter ego parece deslocado de tudo (sua expressão não convencia. Parecia um ator de terceira categoria), tudo estava muito "quadrado" e sem graça,... muitos problemas!!!

Qual foi a solução?
- Anotei os problemas;
- Joguei essa tirinha fora;
-  Recomecei do ZERO;

Abaixo vai uma pequena amostra de como ficou. A tirinha mesmo, só daqui DEZ dias no
Historietas de Quinta do blog El Fanzine!!!


EXCELSIOR!!



segunda-feira, 19 de maio de 2014

Novo Layout: "Minhas várias encarnações"

Quem acompanha os meus posts por aqui sabe que tenho problemas de prolixia, e de criatividade imersa ao caos. E venho compartilhar, uma vez mais, meu processo de criação entre tentativas e acertos até chegar (mais ou menos) aonde eu queria.

A minha escolha de mudar o Layout do blog teve dois motivos:
- vergonha de mostra-lo as pessoas": Se você tem o mínimo de senso estético, tenho certeza que seus olhos lacrimejavam sangue ao acessar o meu blog. Por me compadecer, e compartilhar, de seu sofrimento, mudei TUDO.

- Pessoal: O "tons de cinza" para o blog remete ao grafismo das HQs e desenhos, bem como sugere a minha preferencia de artistas que trabalham com quadrinhos em PB. Já, os desenhos que escolhi para compor são quase todos os meus auto retratos que SEMPRE faço nos meus desenhos.

Abaixo, vou postar, para vcs terem uma pequena noção de quantos arquivos eu fiz até acertar (mais ou menos) o que eu queria.

observem atentamente a quantidade de arquivos salvos até chegar em um conclusivo (14 arquivos, pra quem não quiser contar...)

essa foi a minha primeira opção, e minha favorita (por causa do desfoque de lente, que dá uma noção de profundidade). Mas quando salvei, deu um erro(abaixo)
A barra do blogspot ficou em cima do meu "done by" e sobrou uma linha cinza abaixo.
A partir daqui, começou o trabalho para afinar a imagem com a possibilidade técnica de visibilidade do blogspot.
essa (acima) teria ficado perfeita, se a imagem não tivesse quebrado a borda (reparem que a parte baixa de todos os desenhos estão deslocados). Sem contar que, por algum motivo ALEATÓRIO, o photoshop resolveu começar a colocar tom sépia na minha imagem.

Decidi mudar radicalmente. Diminui o "título" do blog.
Só que desequilibrou a imagem toda, e fui obrigado a compensar o peso mudando o CLOSE por uma outra imagem.

essa foi a que ficou, no final... Amém? É pra glorificar de pé, igreja!!


EXCELSIOR!!

PS: nem estou mencionando que ainda tentei ajustar para quem for ver no celular também visualizar o blog de forma coerente - desisti.







quinta-feira, 8 de maio de 2014

Previews Previews Intermináveis

Mais um Preview de uma das Histórias que será publicada em
EL FANZINE #4

Meu Processo - Rumo Ao Caos

Meus inúmeros leitores (todos 5) já devem ter percebido que o meu processo de trabalho é caótico. Se resume em etapas inomináveis, que só eu consigo entender. Eu sei disso, e tenho consciencia hedonista de que só eu preciso entender como eu funciono.
MAS, preciso compartilhar que essa semana me superei.

A tarefa:
-Produzir uma tirinha simples para o Star Wars Day (May 4th)

Problemas:
-Não tenho scanner (vou tomar vergonha e comprar um);
-Não sabia onde estava minha mesa de desenho (ela tem mais ou menos 1,5m por 1,3m);
-Eu não sabia onde estavam as minhas réguas (óbvio, se eu perdi uma mesa de quase 2m, posso perder uma régua de 40 cm);
-Há mais de um mês não desenhava nada, dado um outro trabalho e estava ressabiado de retomar, ainda mais com tal tarefa;

O que aconteceu? Me acompanhem...
Primeiro produzi o thumbnail da história (já montando o roteiro e fazendo os rascunhos). Veja se vc consegue entender...

Depois de produzir durante uns 30 minutos isso daí acima, eu comecei a desenhar a tira. Cada quadrinho ocupou UMA FOLHA A4. Acompanhem a imagem:
Usei essas BrushPen que já comentei em outro post pra arte finalizar. São muito boas pra um trabalho rápido e limpo. Mas o nanquim delas é por demais águado... não curto a textura.

Depois de inúmeras fotos - com Flash, sem Flash, com Abajour, com Abajour e Flash - passei as fotos pro Photoshop. Lá dei uma tratada em cada imagem e fiz a balonização

Detalhe SELFIE


E finalmente, após umas 6 horas de trabalho, realizei mais uma tirinha que ninguém entendeu.
Estou virando um profissional do incompreensivo.
EXCELSIOR!!