quarta-feira, 25 de junho de 2014

Another Brick #2 - Criança ou Anões?/ Kids or Dwarfs?

Aí vai mais um de meus processos, na verdade, agora, um novo método de estudo!!
Decidi que ao invés de ficar estudando ad eternum por livros e vídeos, ao criar minhas próprias páginas de histórias me auto imponho desafios. Nessa página (abaixo), foram dois os problemas principais:

So, one more Making Of Comics for me (why not?), but, now, with a new study metod!!
I decide that insted I study books and books ad eternum, I will create my own stories pages. And challenged me page to page. Above, two challenges:



A- Textura de Metal Fosco para o Sinal da escola;
A- Metal Texture for the School Sign

B- - Cena de Ação complexa com diversas personagens;
     - As personagens eram CRIANÇAS!!
B - Action scene with so many charecters,
    - Charecters were KIDS.

O primeiro foi bem mais fácil. Pesquisei inúmeros sinais no amigo google, e depois consultei uns 4 livros com explicações de texturas (os livros foram: How to Draw in the Marvel Way; The Art of Comic Book Inking; Aprendendo a Desenhar com os Maiores Mestres Internacionais; e Stan Lee How to Draw Comics). Enfim, saiu isso daí abaixo:

The first was very easy. I looking for textures references on books (as How to Draw in the Marvel Way; The Art of Comic Book Inking; Aprendendo a Desenhar com os Maiores Mestres Internacionais; e Stan Lee How to Draw Comics) and for photo references on friend google.



Como vocês podem observar, utilizei como material: Pincel nº2 Kolinsky/Tigre; Nanquim Indiano; Lápis 4b; Borracha Poroza; e umas Copics do Paraguais (recomendo! O cheiro que ela exala da onda... acho que o narcotráfico está cada vez mais criativo quando o assunto é ultrapassar fronteiras.)

How you can see, i use: Brush nº2 Kolinsky/Tigre; Indian Ink; Pencil 4b; Eraser; and Paraguay Copic Markers


O segundo problema me gerou mais desconforto. Decidi fazer a cena de maneira triangular, para que na página ficasse uma espécie de "vazio" entre o professor e os alunos. Nunca tinha desenhado tanta gente junta. E o pior é que os primeiros esboços as crianças pareciam ANÃS!!

The second problem get me. I decide do the scene as a triangular composition, and I never draw some peoples. And wroste: Kids Fighting! So... on firsts sketches I do dwarfs insted kids.



Depois de alguns esboços com pincel, depois de alguns fracassos anatomicos, de uma escola de pigmeus, fui estudar estrutura de crianças... ficou assim:

(esse traço de velocidade é uma técnica de velocidade que aprendi chamada "apagarolápisantesdonanquimsecar")

Enfim, o plano ficou como está abaixo. Só não sei se isso vai ser o que vou desenhar de fato na página.

- sim, eu assinei um esboço.
- sim, eu continuo sem um scanner.
- sim, eu planejo mais do que de fato desenho.

Depois disso, fiz os testes de sombra dentro do thumbnail. A ideia principal era que a sombra fosse aumentando conforme o quadrinho ia ganhando um tom mais drástico (quase como uma "fotografia de cinema")

E finalmente, depois de TODO esse planejamento, comecei a rabiscar e finalizar.
Abaixo vão todas as provas que passei:



*a última imagem o blogspot, por algum motivo que não sei, resolveu passar um filtro SÉPIA (e eu gostei):


RESUMINDO: Na próxima tirinha vou pensar se continuo praticando Hachura ou se fico só no "tons de cinza"


EXCELSIOR!!




segunda-feira, 2 de junho de 2014

Rasbiscando

rabisco aleatório...

Another BriCk - Making Of



"- Você deveria escrever um livro com suas histórias!!"


Então, por insistência, tomei coragem, resolvi fazer tirinha com elas. Na verdade, parte delas.
Fiz um recorte temático da minha vida dentro da escola (atualmente trabalho como professor Municipal no Rio de Janeiro, e posso dizer que minha vida se passou nesse ambiente.

Após ler Liberty Meadows do Frank Cho e perceber como ele conseguia desenhar um Arco de história em diversas tirinhas independentes, alcei fazer o mesmo.
Descobri que "O Sétimo Selo" do Bergman inspirou mais do que "In my life", e que o Frank Cho me plagiou!

LAYOUT (& thumbnails)

Como comentei em outro POST, demorei para encontrar o estilo da história, e certamente, durante os seus capítulos, existirão mudanças. Mas, no capítulo 1, eu adotei um formato Old Schol (pincel e nanquim). E, como nanquim é ruim de apagar, e eu sou maniaco por planejamento esbocei os seguintes thumbnails:
O thumbnail acima é do tamanho da minha digital de polegar - LITERALMENTE!!

Já nesse primeiro Layout dá pra perceber algumas definições como a Perspectiva (ponto de fuga está marcado ali na setinha), a posição dos balões e a referencia ao Piada Mortal.
Escolhi essa perspectiva pq ela induz você a porta de saída (corra! fuja disso!)
Enquanto o enquadramento eu tive que definir melhor (definir melhor = desenhar maior que meu polegar) para mostrar tudo que eu queria, como demonstro na imagem abaixo:


Eu fiz a técnica da divisão dos pontos aureos de uma imagem (no caso é só dividir em 3 partes mais ou menos iguais horizontais e verticais). Os pontos aonde as linhas convergem são os mais atrativos aos olhos humanos, sendo que aquele ali "dourado" é o chamado, adivinhem só, regra de ouro.
É o ponto aonde todo olho humano encosta primeiro quando vê qualquer imagem. E foi por isso que deixei o cartaz de "Terapia" pendurado nele, e da mesma altura dos olhos do personagem principal.
É claro que ninguém deve notar isso... não racionalmente como estou explicando... mas é uma tentativa de dizer:

- Vejam! Fujam! Olhem pra Terapia! É o ponto de fuga! Deixem a "prova pra trás"!

Vejam a página no Lápis e depois Arte Finalizado:




< usar régua e pincel é um problemaço. Agora vou adotar a tática da caneta nanquim >

(SIM! SÃO FOTOS!! EU NÃO TENHO SCANNER!!)

Passei um photoshop (brilho e contraste) e fiz umas hachuras com o tablet.
Após um banho químico o Coringa fica insano. Já a loucura do professor tem outros motivos.

Balões e Letramento

E eu achando que o meu maior problema era fazer retas com pincel. Como diz o Cumpadi:
- Sabe de nada, Inocente!!
Até hoje não sei fazer balões decentes... deixei pra fazer no computador, e ficaram ainda piores. Nada orgânicos. Pareciam feitos com minha mão esquerda durante um ataque epilético.
horrível... eu sei...

Essa acima foi a primeira versão. Reparem que a fonte do título não é a mesma da versão final, bem como os balões.
Após enviar esse "piloto" para algumas pessoas de minha confiança, receber um feedback do tipo:
- Cara, os balões estão muito feios... vc fez com o pé?
Resolvi afinar tudo e deixar do jeito que vcs veêm na versão final do quadrinho.

O título


A escolha do título é ao mesmo tempo uma referencia a música homonima do Pink Floyd que critica os moldes da educação tradicional, assim como uma referencia as iniciais do meu nome:

("Another BriCk")

música: Another Brick In The Wall

Só pra constar, essa não foi minha primeira idéia, e eu não a tive sozinha... passei por
- In my teacher life;
- "sem título"
- Lugar Comum;
- AmBiente Comum;
entre outros...

Após escolher o título apropriado, fui decidir a fonte para ser padrão. Por obviedade escolhi a do próprio disco do Pink Floyd.
capa do Disco THE WALL

O título também sugere uma irônia com o "e esse outro tijolo aqui, vcs já viram?". Mostrando agora lado do professor.

Finalmente, na versão final, eu centralizei (linha verde) toda a história. De modo que página ficasse mais equilibrada (principalmente por causa do professor com as mãos a cabeça). Ela estava mais de um lado do que de outro, e acabei perdendo um pouco do desenho que já tinha feito. Mas o "efeito" das letras sangrando a página ao fundo ficou muito bom.


Em vermelho: O posicionamento das perguntas dos alunos foram uma "seta" que apontam para a cabeça do professor.
- Desculpem  o meu inglês é meio de TARZAN. Eu simplesmente não sabia como escrever...-

Vejam como ficou a tirinha na sua língua original no LINK.


EXCELSIOR!!