sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Making Of - Historietas

Como vocês bem sabem, participo do coletivo que publica a revista El Fanzine e, toda semana, publicamos online um sessão que chamamos HISTORIETAS DE QUINTA. Essa obrigatoriedade tem me servido como escola para fazer quadrinhos.

Vou postar abaixo um pequeno "Making of" de algumas publicações que fiz:

Historieta 44
Essa daqui a inspiração veio quando um tumulto no ônibus tirou a minha concentração da leitura que fazia de um bom livro. Quando fui olhar o motivo do burburinho, me deparei com um beijo homoafetivo. O mais impressionante (literalmente) era que as pessoas riam e comentavam aquilo enquanto o ônibus estava parado diante da cena, e um mendigo dormia sossegado no ponto. Sem incomodar ou chamar a atenção de ninguém.
A lápis (2b) em A3
Essa, por enquanto, foi a única tirinha que fiz em A3. Queria caprichar nos detalhes com pincel, e como me falta destreza para a miudez de traço, aumentei a plataforma.

Essa tirinha é bem italiana:
- Os enquadramentos do beijo ficam por conta de Guido Crepax (História de O)

- O cenário fica por conta de Milo Manara (Encontro Fatal)
Reparem como o cenário da minha tirinha é uma cópia sem pudor do cenário acima.
Finalizei com pincel, e parti pro photoshop. Aonde o que tive que fazer foi acrescentar os "cinzas" pra dar mais profundidade e escolher o melhor dos requadros.

Cinzas e organização dos requadros no photoshop.
Alternativa 1 - A la Will Eisner (sem requadros)
Alternativa 2 - A la Crepax
Alternativa 3 - Convencional




Historieta 52
Senti me motivado a fazer uma história envolvendo a morte do Bolaños. Reparem em como eu desenhei essa completamente fora dos requadros, e sem uma ordem. Tudo foi ajustado no photoshop depois.

*esse "tijolo" de In My Life ali do lado, é o mini fanzine que entregamos pra quem compra o el fanzine pelos correios.
A inspiração pra essa foi a oposição extremista estúpida que vê teoria da conspiração em tudo. Diferente do que teve gente que pensou, a ideia não é criticar a Direita, mas sim o posicionamento absurdo (tem Esquerda que tb é dose, viu?!)

Primeiro exemplo de Enquadramento

Primeiro eu tinha pensado em fazer todo o quadrinho fechado no enquadramento da camera. Daí brincaria com o RAIO que iluminaria o Papai Noel no último quadrinho. Mas enquanto planejava achei por demais complicado a ideia de luz. Aí larguei de mão...
Os vários Papais Noeis, e ali embaixo, na esquerda a narrativa FINAL.

Por último, o desenho antes de passar o nanquim e o photoshop. Usei uma mesa de luz, que tem me ajudado em MUITO em manter meus desenhos limpos.
Versão a lápis.
mo, o desenho antes de passar o nanquim e o photoshop. Usei uma mesa de luz, que tem me ajudado em MUITO em manter meus desenhos limpos.
Deixei as sombras em branco e no photoshop eu usei as cores.
Só gostaria de ressaltar a Estética das cores: Azul - Direita; Vermelho - Esquerda. Não atoa a Silver Tape é azul.

That's all, FOLKS!!

EXCELSIOR!!









quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Saravada de Morte - Tirinhas In My Life

Por um acaso, hoje, percebi que já tenho inúmeras tirinhas do "In my Life". Eu nem esperava fazer tantas... e como o blog tá pouco movimentado, vou postar todas de uma vez (pra ver se animo de postar outras coisas depois).
(não estão em ordem cronológica!)


Só pra me disdezer: as três abaixo estão em ordem cronológica (tirinha eterna)




nessa daqui eu tentei fazer com bico de pena, mas saiu muito diferente do habitual traço com pincel.



tentei fazer um trocadilho com "sad", mas acho que fracassei (abaixo)



Depois que fiz essa descobri que além de poucas pessoas conhecerem o Bergman, o universo de leitores da minha tirinha diminui quando eu somo Kafka (abaixo)
Esqueci a fonte que usava (abaixo)


Bergman + Kinect = 0 público